Utopia...para quem também sonha com um mundo melhor

quinta-feira, junho 29, 2006

Se eu pudesse parar o tempo

Quem me dera que o tempo parasse, embora não para sempre! Mas por vezes, gostava que o tempo parasse por breves instantes.
Gostava que parasse o tempo, o mundo, que tudo o que me rodeia parasse e ficasse só eu, parada também, contemplando tudo à minha volta sem que ninguém se apercebesse da minha presença.
E no meio de tantas paragens, gostava principalmente que parassem as recordações tuas que são constantes e que por vezes chegam mesmo a atormentar a minha existência.
Gostava que a minha memória se esgotasse e que com ela partisse a imagem de todos os momentos bons que passámos juntos e que por muito que eu tente ou sonhe, não os posso reviver nem sequer reproduzir, como aquela música preferida que somos capazes de ouvir repetidamente durante horas a fio. E, aliada à memória destes momentos, gostava também que a imaginação parasse por instantes, porque assim também não poderia imaginar mais momentos felizes contigo que surgiriam em quaisquer circunstâncias da minha vida, ou simplesmente mais instantes em que os nossos percursos de vida se cruzariam.
Por outro lado, e este mais racional, imaginem como seria bom se o tempo parasse quando quiséssemos apenas com um simples estalar de dedos. Deste modo, teria tempo suficiente para pensar anteas de dar aquelas respostas inconsequentes, das quais quase sempre me arrependo no minuto seguinte. Poderia pensar como agir em determinada situação e escolher não só o que seria melhor para mim mas também para os outros.
De vez em quando era bom poder carregar no botão de pause, quanto mais não fosse para questionarmos algumas das nossas atitudes e comportamentos e alguns princípios que valorizamos em função de outros.
No entanto, se todos tivessemos este dom (de parar o tempo e o mundo) a vida seria um constante pára-arranca, como as imensas filas de trânsito às horas de ponta. Seria uma vida premeditada em que poucos seriam os que agiriam por impulso e por vontade própria. Tudo perderia o ritmo normal de ser e haveria com certeza muitos abusos do poder da paragem do tempo.
E sendo assim, continuo sem solução para todos estes moentos, meios apáticos, sonhados e imaginados contigo a meu lado. Prefiro continuar a acreditar que são estes momentos que alimentam a minha vida e que me dão força para continuar quando estou mais em baixo.
Por isso, no fundo, obrigada por todos os momentos extraordinários que me pudeste proporcionar enquanto exististe (fisicamente) junto de mim...

Marta Portocarrero

6 Comments:

  • Martinha, repara que não estás sozinha no mundo. Eu estou contigo, e comigo está José Gomes Ferreira. (Sim, pois enquanto tu escreves as tuas palavras para te exprimires, eu opto por transmitir palavras já escritas.)
    Se eu pudesse, eu também parava o tempo. Ficava eu, e quem eu precisasse, parados no tempo. Discutíamos tudo, argumentávamos e conversávamos até se esgotarem os temas. No final, até concluíriamos que não tiha sido uma "perda de tempo" visto que não teria acontecido mais nada no tempo real, apenas no NOSSO tempo.
    Mas afinal, nós não paramos no tempo, mas o tempo à nossa volta pára. Nós continuamos em movimento, os outros não. Confuso, o movimento sem localização temporal. Quando? Ah, quando o tempo parou.
    Bem, já estou a divagar demais. Mas no entanto, ainda há tanto para dizer. Vou ver se me dedico a passar as ideias para o teclado (o papel já não se usa, que avançadas que nós somos:P).
    Beijos desta estrela que te adora 8-)
    Margarida*

    By Blogger Margarida, at 3:13 da manhã  

  • ta lindo o texto... mas eu sei pk que querias que parasse o tempo... sera por um certo rapaz... daquele sitio que tu sabes... lol.. tou a brincar. concordo com tudo o que escreves-te. bjs adrt mt :)

    By Anonymous Anónimo, at 4:19 da manhã  

  • Marta ! isso é q é uma declaraçao !

    eu nem vou tentar adivinhar pa qm é .. d tantas hipoteses...

    LOL
    beijo continua a postar :D

    By Anonymous Anónimo, at 11:40 da manhã  

  • nao tenho a certeza se sei d qm estas a falar..
    mas s for d qm penso ..

    e mesmo isso, lembra-te dos bons momentos alegremente como uma bençao.. pensa como tiveste sorte em passar aqueles momentos cm essa pessoa q por mais longe q esteja arrisco dizer q continua la a cuidar de ti. e dando-te força pa continuares e mostrares aquilo q vales !

    caso n seja a pessoa q tou a pensar (o q duvido), just move on !
    Beijo *

    By Anonymous Anónimo, at 11:53 da manhã  

  • "Mónica", vou ver se desta vez não divago tanto! Era bom se o tempo parasse, mas não pára, por isso temos de nos agarrar ao tempo presente! Mas se alguma vez não conseguires sozinha, sabes que podes contar comigo. SEMPRE. E se essas memórias te derrubarem sem aviso prévio, podes ter a certeza que eu estou aqui para te ajudar a levantar.
    [Já está. Consegui dizer o que era preciso sem divagar. Estou orgulhosa. :p]
    Beijo *
    Margarida 8-)

    By Blogger Margarida, at 7:36 da manhã  

  • Martinha, ca' estou eu novamente a comentar este post...nao me canso! Mas so' porque me lembrei de outra coisa, e porque nunca mais postaste nada (toca a mexer os dedos e a escrever qq coisa, o dona!). Lembrei-me da terrível influencia que foi para no's aquela coisa que no's tanto adoramos, que sao os Sims! Lembras-te? Pois e'...qualquer coisa corre mal, pausa, codigo, "deleta" o moço e fa-lo voltar cheio de energia, continua a viver... Pois e', mas parecendo que nao, isso da' vontade de fazer o mesmo ca' fora...Nao da'! Parece que vamos ter de nos amanhar de outra forma..
    Enfim , ja' est'a tudo! Agora, ve la se postas + qq coisa, porque estes ja' estao a ficar saturados em comenta'rios!!
    bjo**
    margarida 8-)

    By Blogger Margarida, at 9:45 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home