Utopia...para quem também sonha com um mundo melhor

terça-feira, junho 20, 2006

Precisa-se de uma mudança urgente!

Ás vezes quando olho pela janela e vejo a vida comum e banal lá fora (sempre o mesmo ambiente e as mesmas pessoa), tenho uma vontade enorme de mudar as coisas, de pintar o mundo à minha volta com cores diferentes, mais alegres, mais espontâneas.
Tenho vontade de acabar com as injustiças como a guerra, o racismo, a criminalidade e sobretudo de mudar a mentalidade dos outros e, de certo modo a minha que nalguns pontos vai de encontro à da maioria das pessoas.
Apetece-me acabar com os sentimentos negativos e os modos de agir egoístas e egocêntricos que parecem integrar a essência de cada um dos seres mecânicos que deambulam à minha volta.
Todos os dias ouvimos notícias chocantes à nossa volta: pessoas que se matam por vingança ou por inveja, pensando apenas nos benefícios que essas acções podem trazer para elas. Claro que ficamos a pensar nisso durante algum tempo (embora por pouco tempo) e por breves instantes apetece-nos mudar o mundo (tal como me apeteceu a mim).
O problema é quando esses instantes terminam e a nossa mentalidade volta ao que era antes e voltamos a ser seres egoístas, exageradamente ambiciosos, pensando apenas em nós próprios e ignorando todos os problemas que nos rodeiam. E é por isto que eu me questiono: Faz algum sentido vivermos assim? É este o mundo que queremos construir?
De vez em quando, lá chega alguém (por vezes meio deslocado e lunático aos olhos dos outros) que tem uma ideia, ideia essa que por miuto reduzida que seja pode ajudar esta transformação por que tantos ansiamos nestes instantes utópicos da nossa vida.
E depois desta ideia? Depois desta ideia lá volta a questão do egoísmo, pois estas ideias precisam da colaboração dos outros.
Na minha opinião, o mundo está cheio de ideias que não se desenvolvem porque não existe esta colaboração de que falo nem um espírito de entreajuda.
Torna-se então necessário incentivar estas pequenas ideias que surgem de toda uma vontade de mudança e progressão, pois só todas juntas e com o apoio, directo ou indirecto, de todos é que o mundo pode mudar e evoluir.
E é embrulhada nestas utopias (ou não fosse este o nome do meu blog) que eu me apercebo dos problemas do mundo e destas atitudes comuns a todos os seres... apercebo-me das minhas atitudes, das tuas, das de toda a gente que no dia-a-dia nos parecem tão naturais e que por isso não nos esforçamos muito para as contrariar.
São nestas utopias, qundo me encontro envolta num mundo perfeito, que consigo ver as diferenças e os defeitos do mundo real que espreita do lado de fora da janela. Assim é urgente deixarmos de nos preocupar só connosco, é urgente voltarmos a acordar com olhos de ver, é igualmente urgente tornar os sonhos realidade e sobretudo transformar o mundo (em vez de o moldarmos) antes de deixarmos que este nos transforme a nós definitivamente.
Marta Portocarrero

2 Comments:

  • Martinha...igaul a ti, como sempre. Não era tão bom mudar a mentalidade das pessoas, e por vezes, também a nossa? Pois, mas uma das questões debatidas em Fil. é Liberdade VS Omnipotência. Não poremos tudo. Mas no que pudermos, eu te garanto que estou lá para poder contigo!
    Beijo*
    Margarida

    By Blogger Margarida, at 5:07 da manhã  

  • Seus posts sao de pensamentos que nos levam a pesar muito e fazre uma reflexao em cima do que voce disse.
    Mas sera que todos estao prontos para mudancas?! Porque nao mudaram ainda?! Normalmente as mudacas assustam as pessoas, porque mudar se esta bem do jeito que esta? Para algumas pessaos, no caso como voce disse, egoitas, e egocentricas, esse pensamento deve ser mais que normal.
    Bem , as vezes ah uma desilusao, de que esse mundo nao tem jeito, mais... acho que ja apssamos por coisas piorem.
    Acho que ja falei muito ne! =]
    Inssisto na minha opiniao, que como ja vi, nao e unilateral, de que voce escreve muito bem. \
    Parabens, e continue essa pessoa, que por mais distate que esteja, gosto muito !
    Beijos do seu amigo alem mar, Alberto

    By Anonymous Anónimo, at 5:40 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home